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Estabelecendo sua marca e reputação

Você já ouviu a frase: “leva 20 anos para construir uma marca e cinco minutos para arruiná-la”? Essa frase, atribuída a Warren Buffet, americano, diretor executivo da Berkshire Hathaway tem um “Q” de verdade. Descubra como estabelecer uma reputação resistente.

Por Fernando Busch, .


Você já ouviu a frase: “leva 20 anos para construir uma marca e cinco minutos para arruiná-la”? Essa frase, atribuída a Warren Buffet, americano, diretor executivo da Berkshire Hathaway tem um “Q” de verdade. Descubra como estabelecer uma reputação resistente.

Quando a Volkswagen admitiu que 11 milhões de seus carros tinham software que fraudavam testes, alterando resultados de dados de poluentes em veículos a diesel, especialistas em economia, branding e negócios questionaram o quanto isso iria influenciar negativamente na alta reputação não só da Volkswagen, mas da indústria automobilística alemã. Ou seja, uma marca consolidada mundialmente, em “cinco minutos” de admissão de culpa por uma atitude de má fé, arriscou bilhões de dólares em perdas futuras e desvalorização de suas ações.

(Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann)

(Foto: REUTERS/Arnd Wiegmann)

 

Se até grandes marcas passam por crises de reputação, o que dizer das pequenas empresas que se esforçam dia-a-dia para conquistar um cliente de cada vez? É ainda mais difícil para as pequenas marcas locais conseguirem manter e fazer crescer uma boa reputação (as pequenas empresas geralmente não conseguem alocar muitos recursos para “esconder” falhas ou atitudes administrativas questionáveis – cenário infelizmente comum em grandes corporações).

Esse contexto parece assustador para quem quer começar um negócio e está cheio de dúvidas, mas não desanime! É possível sim criar uma marca e estabelecer ela com coerência e uma boa reputação para seu público.

Não sabe por onde começar? Avalie ou determine os atributos de sua marca. Aquilo pelo qual ela é mais conhecida hoje. Qualidade? Confiança? Durabilidade? Inovação? Se coloque no lugar do seu cliente e tente se imaginar apresentando a sua marca. Como você iria defendê-la?

Agora, se você possui uma marca estabelecida e que até talvez já seja referência no seu ramo de atuação, mas que não consegue estabelecer uma boa reputação fora disso, se questione: há alguma questão social ou ambiental com a qual a sua marca possa estar associada? Ou apoiar? Que papel a sua marca, que já é estabelecida, está tendo para ajudar sua comunidade? De forma tangível e prática: o que a sua marca, sua empresa, pode fazer para contribuir (e com isso fortalecer sua boa reputação)?

Mas cuidado, não coloque sua marca por aí fazendo qualquer coisa. Suas atitudes para fortalecer sua reputação devem ser coerentes com a sua essência e sua atuação de mercado. Do contrário, você poderá acabar confundindo as pessoas e o seu público. Você não quer que questionem: “o que está fazendo aqui?”.

Por exemplo, se sua empresa vende móveis de madeira, seus esforços de sustentabilidade podem incluir uma forma de lidar com os problemas relacionados com desmatamento. Se sua empresa vende computadores, já pensou em doar alguns para uma instituição de caridade e ensinar crianças ou idosos a navegar na internet?

Muitas empresas que se estabelecem bem financeiramente alcançam um status de referência e esquecem de olhar para fora.

Muitas empresas que se estabelecem bem financeiramente alcançam um status de referência e esquecem de olhar para fora. De enxergar além de si mesmas. E isso é fundamental para fazer crescer uma boa reputação de marca. Que possa ser forte o suficiente para resistir a qualquer “cinco minutos” de ruína.

Referências:
http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/volkswagen-admite-que-11-milhoes-de-carros-tem-software-que-frauda-testes.html
https://www.lynda.com/Business-Skills-tutorials/Establish-your-brand-reputation/431182/503732-4.html

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